2º Período de Administração

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

Conclui o 2º período da faculdade - com a graça de Deus - há mais ou menos duas semanas e hoje venho falar sobre ele. 

Também fiz um post sobre o 1º período, caso alguém não o tenha lido clique aqui.


Esse período foi desafiador devido ao estágio que estava fazendo. Apesar da carga horária ser pequena, era complicado me deslocar da empresa até a casa do Léo e da casa do Léo até a faculdade. Além disso, as atividades que exercia me cansavam mentalmente e a vontade de assistir algumas aulas era nula. 

Porém coloquei minhas teorias de otimização de processos em prática e consegui me adaptar a rotina corrida. Tudo parecia estar fluindo perfeitamente até ser inesperadamente dispensada do estágio - no começo desse mês.

Foi um baque muito forte que confesso ter abalado as minhas estruturas pois estava dando o melhor de mim e a possibilidade de ser desligada nem passava pela minha cabeça, mas não havia nada que eu pudesse fazer para reverter a situação e decidi ver o ocorrido pelo lado bom: agora teria mais tempo para dedicar às provas finais. 

A experiência que adquiri nesse estágio foi extremamente valiosa e estou em busca de um estágio que me possibilite aprimorar e desenvolver meus conhecimentos. No momento estou participando de um processo seletivo em uma empresa renomada e consolidada no mercado e pretendo obter uma resposta positiva em breve.


Optei por seguir a grade sugerida pela faculdade e puxei 6 matérias: Contabilidade Aplicada, Ética Profissional e Cidadania, Filosofia, Fundamentos de Gestão Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas e Linguagem, Comunicação e Discurso. A última citada foi a primeira matéria online do curso e, diga-se de passagem, gostaria muito que tivesse sido presencial. 

Mas, como de costume, irei comentar cada uma delas.

1. Gestão Estratégica de Pessoas.

Quem me conhece sabe que não sou nenhum pouco fã de RH e isso não mudou, mas a minha professora (Denize Veiga) foi excelente - como sempre - e fez com que não houvesse dificuldade alguma na compreensão dos temas estudados.

Falamos sobre recrutamento e seleção, segurança do trabalho e minha média foi 9,3 (consegui meu primeiro 10!).

2. Filosofia. 

Por incrível que pareça, essa foi a minha matéria favorita do semestre. Novamente o professor Ronaldo Formiga foi um exemplo no quesito imparcialidade e seu método de ensino continuou igual (ditando textos enormes para copiarmos), mas - como já estava acostumada - não foi um problema. 

Dentre os filósofos e temas que estudamos, o que mais me interessou foi o Empirismo de John Locke e minha média foi 8,3.

3. Comunicação Oral e Escrita.

Minha primeira experiência com matéria online não foi muito proveitosa. Pra ser bem sincera, não há nada que eu tenha aprendido. Me enrolei com o cronograma de entrega de trabalhos importantes da A1 (eles valiam como prova) e a A2 foi presencial. Minha média foi 7,3

4. Fundamentos de Gestão Empresarial.

Acredito que essa matéria tenha sido o pilar do período, mais uma vez ministrada pela professora Denize Veiga. Debatemos assuntos interessantíssimos e nos aprofundamos bastante em Planejamento Estratégico. 

O trabalho da A2 foi o resumo de alguns capítulos do livro "Administração - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro" dos autores Filipe Sobral e Alketa Peci e minha média foi 7,0.

5. Ética Profissional e Cidadania.

Não me orgulho em dizer isso, mas faltei MUITO nessa matéria devido ao horário. Quinta-feira, eu só entrava 20h30min (os dois primeiros tempos ficavam vagos) e na maioria das vezes eu saía do estágio e ia direto pra casa do Léo. Minhas notas foram refletiram isso.

Os assuntos estudados foram: Ética no Trabalho, Os Três Poderes, Direitos e Deveres, Finalidade da Tributação e minha média foi 6,5.

6. Contabilidade Aplicada.

Meu problema com Contabilidade continuou nesse período, infelizmente. O professor Robson Ramos - assim como o professor Paulo de Introdução à Contabilidade - foi excelente, eu é que pareço ter uma resistência absurda ao assunto. 

Além de algumas alterações nas leis, a única novidade foi Escrituração. O restante foi uma versão mais elaborada do período anterior. Minhas notas não aumentaram muito, mas os conceitos estão mais maduros na minha cabeça e acredito que em Contabilidade de Custos não terei dificuldades. Minha média foi 6,3.


E, é claro, não poderiam faltar as fotos do 2º período. Apesar de algumas pessoas terem saído, não tivemos grandes alterações na turma e é muito bom ter rostos conhecidos por perto. Por mais que eu, por exemplo, não tenha intimidade com todos, todos estão sempre dispostos a ajudar e isso nos torna - dentro do possível - unidos. 

Meninas de Contabilidade Aplicada juntamente com o aniversariante Edguara e com o queridíssimo Professor Robson Ramos!
Novamente a turma de Contabilidade Aplicada do Professor Robson Ramos!
Boa parte da galera!
Professor Ronaldo Formiga e meu amigo Rony!
Já estou morrendo de saudades!
E é isso, pessoal! Estou mega ansiosa pelo início do 3º período. Havia esquecido o quão revitalizante é estudar com prazer. Me encontrei no curso de Administração, sinto como se - literalmente - uma janela tivesse sido aberta na minha mente. Isso me deixa muito feliz e grata a Deus por ter tomado a decisão certa ao abandonar a faculdade de Direito.

Caso eu continue seguindo a grade sugerida pela UVA, a quantidade de matérias continuará sendo a mesma (6), mas com dois grandes diferenciais: Matemática Financeira e Direito Aplicado à Gestão, então já podem começar a orar por mim! Kkk.

Até a próxima! 

Você também poderá gostar de:

4 comentários

  1. Oi, eu sou administradora. Amei fazer esta faculdade apesar dos altos e baixos. O que me pegou no primeiro período foi a matemática e aí consegui recuperar. Eu fis pós em Administração, controladoria e auditoria, mas quero fazer é marketing. <3
    Fico feliz que esteja gostando do curso. Boa sorte e sucesso.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que demais!
      Matemática é complicado mesmo, mas depois do susto do 1º período tenho tentado me antecipar. Sua pós é ótima! Também gosto muito de marketing. Obrigada! Sucesso pra nós!

      Excluir
  2. Esse curso é bem legal, mas confesso que não sei se faria!
    Adorei as fotos e todo o texto, boa sorte nessa caminhada longa!
    Beijoos

    Esmaltadas de Alice

    ResponderExcluir