1º Período de Administração

22:07

Será que ainda dá tempo de fazer esse post?! Kkkk.

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim!

O 2° período iniciará dia 06/02 e eu queria muito ter falado sobre o 1° período antes, mas mês passado (antes das férias) consegui um estágio (com a graça de Deus) e tive que tentar me adaptar à nova rotina. Consegui? Ainda não, mas tenho fé que irei! Kkk. 

Mas deixemos esse assunto para um futuro update e vamos ao que interessa.


Pra quem ainda não sabe, estou cursando administração na Universidade Veiga de Almeida - uma das melhores universidades do Brasil. Sou bolsista (100%) e estudo no turno da noite no campus Centro.

Apesar do post não ser sobre a faculdade, não poderia deixar de falar um pouco sobre a estrutura da mesma e a qualidade do ensino: excelentes. É um prédio de 8 andares com 4 laboratórios de informática, biblioteca e várias salinhas de estudo. O atendimento é rápido e eficiente e os professores estão sempre à disposição. 


O curso de administração sempre foi um grande paradoxo na minha cabeça pois pensava que aprender um pouco sobre tudo significava não aprender muito sobre nada.

Meu pai sempre quis que eu cursasse Administração e eu sempre torci o nariz pois 1° queria fugir de matemática e 2° achava que administração era escolha de quem não sabia o que queria... Mas a questão é que eu NUNCA soube o que queria DE VERDADE. Informática - inspirada pela profissão do meu pai, Jornalismo - por amor ao futebol, Letras - por amor à escrita, História - graças a um professor que me deixou fascinada pela matéria no 3° ano e, por fim, Direito - por ser apaixonada pela área de segurança pública.

De todos os cursos citados só ingressei em Direito e em pouquíssimos meses percebi que não queria aquilo pra minha vida. É um curso maravilhoso, mas requer muito equilíbrio e maturidade emocionais - que não possuo.

E o que me fez mudar de opinião sobre Administração? Meu emprego anterior. A teoria - quase sempre - é diferente da prática e na rotina do trabalho encontrei tudo o que gostava e descobri novas paixões. A principal delas? Processos.

Você já parou pra pensar que absolutamente tudo na vida é um processo? Acordar > lavar o rosto > escovar os dentes > tomar banho > se vestir > ir para o trabalho. Não há NADA NO MUNDO que não envolva Administração e essa descoberta me deixou deslumbrada. Com o decorrer dos dias tive a certeza de que essa área seria ideal para mim. Meu pai estava certo o tempo todo - como sempre.

O meu maior medo em relação à escolha da faculdade era me arrepender da decisão e ser obrigada a trabalhar com algo que não me faz feliz pelo resto da vida. Em Administração não existe essa possibilidade pois há inúmeras possibilidades de especialização e o mercado de trabalho é vasto.


No 1° período tive 5 matérias: Estruturas e Processos Organizacionais, Teoria das Organizações, Sociologia, Introdução à Contabilidade e Matemática. Ou seja, um pouco de Administração específica, um pouco de Matemática e um pouco de Contabilidade. Assim será até o término do curso com o acréscimo de diversas áreas como Rh, Marketing, Finanças, Direito, Vendas e etc.

A matéria que tive mais dificuldade - sem dúvidas - foi contabilidade, mas irei falar um pouco sobre cada uma delas.

1. Estruturas e Processos Organizacionais.

Melhor matéria, melhor professor. Em EPO pude aprofundar e aperfeiçoar a teoria de tudo o que vivi por um tempo na prática. Fluxogramas, processos, layout, reengenharia, formulários e uma série de outras coisas interessantíssimas que o professor Almir Tabajara conseguiu deixar 10x mais atrativas. Todos os alunos ficaram concentrados durante às aulas e o índice de reprovação da turma foi mínimo (menos de 10 pessoas numa turma de mais de 70).

Mesmo tendo faltado muitas aulas (por conta de problemas pessoais) não tive dificuldade alguma - muito pelo contrário. Ir para faculdade às quartas-feiras se tornou um prazer! Minha média foi 8,8 (e poderia ter sido maior se eu não tivesse cometido erros bobos nas provas).

2. Teoria das Organizações.

Posso definir essa matéria como o pilar do 1° período, pois esclarece como a Administração surgiu e se desenvolveu com o passar do tempo. A professora Denize Veiga teve uma didática admirável em todas as aulas... Ao ler as perguntas das provas lembrava da explicação instantaneamente.

Além disso, o conteúdo complementava o conteúdo de EPO e isso me ajudou a não ter dificuldades apesar de ter perdido aulas importantes. Minha média foi 8,3 (e também poderia ter sido maior).

3. Sociologia.

Não sou fã de Sociologia, mas o professor Ronaldo Formiga me conquistou com a sua imparcialidade. Foi um dos únicos professores que tive que conseguiu falar sobre comunismo, socialismo e capitalismo sem influenciar os alunos. O método de ensino utilizado era um pouco massante no início pois ele ditava textos enormes para copiarmos a aula inteira, mas - apesar disso não ter mudado - nos adaptamos e nos interessamos pelos temas - gerando debates e tornando as aulas dinâmicas.

Estudamos os seguintes sociólogos: Durkheim, Marx, Weber e Comte.

Minha média foi 8,3 (e teria sido 10 se eu tivesse feito as provas com mais atenção).

4. Introdução à Contabilidade.

Imaginem uma pessoa perdida em uma multidão. Imaginaram? Essa era eu nas aulas de Contabilidade. Nunca havia tido nenhum tipo de contato com a área e tudo o que o professor Paulo Roberto dizia soava como grego para mim. Tentei assistir vídeo-aulas no YouTube e elas só serviram para me confundir ainda mais. Tirei 4 na A1 e tinha certeza que ficaria reprovada, mas ele passou um trabalho que me salvou e que finalmente - com a ajuda da Renatinha Ribeiro, noiva do meu amigo Thiago Oliveira - me fez entender a matéria.

Estudamos ativo e passivo, balanço patrimonial, balancete, razonete, ARE, DRE, lançamentos contábeis, depreciação linear, natureza de contas e toda a parte básica da Contabilidade.

Minha média foi 6,0 (no limite).

5. Matemática.

Pensei que Matemática seria uma matéria tranquila, mas ao pegar minha primeira nota percebi que estava completamente enganada: 2,7. Eu havia entendido a matéria, mas a minha falta de atenção me fez errar a primeira questão e - como as outras questões dependiam dela - todas as restantes.

Virei finais de semana estudando - coisa que nunca tinha feito - para tentar me recuperar e, graças a Deus e ao meu amigo Rodrigo Bueno, consegui!

Estudamos funções do segundo grau, oferta e demanda, limite, logaritmo, derivada, depreciação, função exponencial, função lucro, função custo e algumas outras coisas que não me recordo no momento.

O professor Erisson teve uns probleminhas com a nossa turma porque enrolava um pouco durante as explicações, mas isso não me prejudicou. Ele me ajudou muito, na verdade, e sou grata demais a ele!

Minha média foi 6,0 (também no limite).


E, para finalizar o post com chave de ouro, não poderia deixar de falar dos meus amigos! Felipe (de vermelho e xadrez) e Rony (de azul) que estão nas fotos acima, mas também tem o Jonathan, o Guilherme, o Yuri, o Léo e o João.

Demorei para começar a falar com alguém e foi por acaso que - primeiramente - eu, o Rony e o Felipe conversamos, mas - todos nós - já vivemos muitos altos e baixos dentro da faculdade... Tinha esquecido o quanto é bom ter pessoas pra sofrer por nota e pra passar raiva com os professores junto com você! Huahuahuahua.

Todos são muito legais e espero que construamos uma amizade forte e duradoura no decorrer do curso.

Enfim... Esse foi o meu 1º período!

Estou ansiosa pelo início do 2º. Não há nada melhor do que fazer o que gostamos.

Me contem nos comentários o que acharam do post e quais suas expectativas em relação à faculdade (início ou retorno).

Até a próxima! <3

Você também poderá gostar de:

2 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Poxa, que legal saber que existem várias áreas para especialização! Realmente entrar na faculdade dá um certo receio quanto ao trabalho depois dela!
    Adorei o post e saber que vc está gostando!
    Beijosss
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=oNLRydumMWs&t=1s

    ResponderExcluir