Depois de você

.
CONTÉM SPOILERS DO PRIMEIRO LIVRO
.
Criei uma expectativa enorme ao saber que 'Como eu era antes de você' tinha uma continuação, pois sempre que leio um livro fico tentando imaginar a vida do personagem após o final da história – a não ser que ele morra.


  • EDITORA: Intrinseca.
  • I.S.B.N.: 9788580578645.
  • NÚMERO DE PÁGINAS: 320.
  • ANO DA EDIÇÃO: 2016.
  • AUTOR: Jojo Moyes.
Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, 'Como eu era antes de você' conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em 'Depois de você', Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


Ele segue o mesmo estilo de escrita do anterior: Envolvente e de fácil entendimento, narrado por Lou durante maior parte do tempo com algumas (poucas) exceções.

Lou estava no fundo do poço e parecia não querer sair de lá, ainda que seu corpo se deslocasse para outros lugares sua mente permanecia envolta na melancolia, na depressão e no vazio que fora deixado – o que era completamente compreensível.

A todo momento me coloquei no lugar dela, ao ponto de sentir o nó na garganta descrito e prender a respiração em momentos de tensão. Me identifico muito com ela, na verdade. E ver sua evolução me deu até uma certa esperança.

Apesar de ter seu carro, seu apartamento (comprados com o dinheiro que Will deixara), seu emprego em Londres e  ter viajado pela Europa, Lou não se sentia feliz, não sentia que estava vivendo.

O trabalho atual de Lou entrava pra sua extensa lista de empregos sem perspectiva que ela exercia por necessitar se ocupar. Entretanto ela já tinha superado a cafeteria e não reclamava do mesmo, até o novo gerente chegar e pressioná-la de todas as formas. 

Após o acidente horrível que lhe ocorrera – e que fora resgatada por um paramédico extremamente acolhedor – Lou passou algumas semanas na casa dos seus pais, o que foi um pouco complicado considerando o fato da casa de Will ser cheia de lembranças e estar a uma curta distância.

Gosto muito da família da Lou, como disse na resenha de 'Como eu era antes de você' eles me lembram uma típica família brasileira apesar de serem ingleses e me arrancam boas risadas. 

O pai de Lou só a deixou voltar para Londres caso ela frequentasse uma espécie de grupo de ajuda que compartilha suas histórias de luto e luta. O que abrilhanta a história abordando um tema tão complicado e abrangendo diversas personalidades e formas de lidar com essa dor tão devastadora. 

Lou reencontra seu salvador, o paramédico Sam, com quem tem uma ligação quase instantânea, porém surge o receio de se entregar, mesmo após 1 ano e meio. Medo de se envolver, porque se envolvendo a possibilidade de perda e consequentemente de dor é maior.

Os pais de Will Traynor traçaram caminhos diferentes após a morte do filho - o que já era esperado - e nesse livro conhecemos o lado deles, principalmente da Sra Traynor, que ela ocultara a todo custo enquanto Will estava vivo.

Os pais de Lou estão vivendo uma turbulência no casamento após sua mãe ter contato com um movimento ideológico, mas não é nada muito sério e pra mim não foi nem um pouco relevante, mas como sei que há quem tenha achado interessante resolvi destacar. 

Nathan aparece pouco, mas suas aparições são sempre decisórias e uma delas pode mudar completamente o rumo da vida de Lou, porém ela como sempre se esquiva e nega perceber isso.

O restante dos personagens é deixado em segundo plano pois o livro acaba girando em torno de um elemento surpresa, que toma conta também da nossa mente de leitor e atiça nossa curiosidade. 

Preciso dizer que fiquei surpresa com o rumo que a história tomou após a morte de Will e isso me empolgou bastante, porém confesso que o desenvolvimento desse elemento surpresa me decepcionou um pouco em alguns pontos que considerei rasos e superficiais.

O final desse livro me trouxe paz. Me deu esperanças e passou uma linda mensagem. Após a chuva vem o arco íris, mas você precisa abrir a janela para vê-lo.

Fiquei triste por não haver um terceiro livro, mas a magia da história e darmos nos mesmos um rumo a ela.

Esses livros foram os dois primeiros que li da Jojo Moyes no feriado de Corpus Christi de 2016.

Recomendo a todos.

Você também poderá gostar de:

18 comentários

  1. Nunca li nenhum deles, mas parecem bem interessantes!
    beijo
    www.tatices.com

    ResponderExcluir
  2. mulher comecei a ler e parei rsrs pois comprei o livro como eu era antes de você e deve chegar semana q vem, então não quero pensar que já tem sequência rsrs
    beijinhos
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2016/07/ida-nutricionista.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahuahuahuahuahuahua, eu gosto de ler livros com sequências já publicadas.

      Excluir
  3. Nunca lemos nenhum, mais ficamos mega curiosas parecem ser demais e interessantes ♥
    Beijos
    Vou Arrasar

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de ler,apesar de não gostar muito,estou louca pra ler esses dois!

    ResponderExcluir
  5. Eu ja tinha lido resenha do primeiro e agora lendo desse, achei bem interessante também Bella :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua resenha Isabella e fiquei curiosa pra saber o final. Bjim(: fique com Deus borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha e to querendo mt ler o primeiro livro e ver o filme, não sabia que tinha continuação!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=gc7mDc7auNM

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Também quero comprar e chorar horrores novamente! Kkkk

      Excluir